quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Literatura Brasileira - Quinhentismo


Até agora, vimos os períodos literários da história da Literatura Portuguesa: Trovadorismo (Idade Média),Humanismo (transição da Idade Média para Renascimento) e Classicismo (Renascimento).

       E então, ocorreram as Grandes Navegações e o Brasil foi descoberto em 1500. Portanto, o estudo da Literatura Brasileira começa com a descoberta do Brasil em 1500 e esse primeiro período de nossa história literária é chamada de Quinhentismo (por causa do "1500").

O que é? 

Quinhentismo foi o período das manifestações literárias do século XVI (ou seja, a partir de 1500). O Brasil era recém-descoberto e tudo o que tínhamos eram textos sobre o Brasil no ponto de vista dos europeus. 


Portanto, nessa época, tudo o que tínhamos em termos de produção literária se resumia a dois tipos de escrita:

Literatura de Informação: narram e descrevem as viagens e os primeiros contatos com a terra brasileira. A linguagem era simples e cheia de descrições e de informações a respeito das viagens e das terras descobertas. Grande destaque: A Carta de Caminha, escrita por Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal (D. Manoel), documento considerado o marco inicial da Literatura Brasileira (afinal, foi o primeiro texto escrito sobre o Brasil). 


Literatura de Catequese: Jesuítas foram enviados para catequizarem os índios no Brasil e o grande destaque desse período foi o padre José de Anchieta. Seus textos eram escritos para serem representados (teatro e encenações) já que o público era muito diversificado (índios, marujos, colonos, comerciantes, soldados...). Porém, seu alvo maior era o índio. Para isso, o padre Anchieta escreveu em mais de uma língua (ele inclusive aprendeu Tupi e escreveu uma gramática sobre a língua dos índios).

Enquanto que no Brasil (Literatura Brasileira) ocorria o Quinhentismo com a produção da Literatura de Informação e de Catequese, em Portugal (Literatura Portuguesa) continuava ocorrendo o Classicismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: