Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o
sistema sonoro de um idioma.
Cuida
de aspectos relacionados a:
–encontros vocálicos
–encontros consonantais
–divisão silábica,
–ortografia e
–acentuação das palavras.
Fonema é a menor unidade sonora das palavras .
É o som.
Letra é a representação gráfica dos fonemas da
fala.
Classificação
dos fonemas
Semivogal
é o
fonema produzido como vogal, porém pronunciado mais fraco,
com baixa
intensidade. (I U)
Consoante
Na
produção desses fonemas, a corrente de ar vinda dos pulmões encontra
obstáculos:
Língua
Dentes
Lábios
/b/, /c/, /d/, /f/, /l/, /p/, /q/, /r/,
/s/, /t/, etc.
Vogal
é o
fonema produzido por uma corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa
livremente pela boca. As vogais funcionam como base da sílaba. (A E O)
É na fonologia que estudamos os encontros vocálicos,consonantais, dígrafos, classificação das palavras quanto ao número de sílabas e as regras de divisão silábica e acentuação:
Antes
de aprender como funciona a acentuação gráfica, é importante entender alguns
dos termos utilizados na Língua
Portuguesa.
Sílaba
Vogal
ou conjunto de fonemas que se pronunciam numa só emissão de voz. Toda sílaba na
Língua Portuguesa possui uma vogal.
As
sílabas podem ser classificadas como:
Átona:
Pronunciada com menor intensidade.
Tônica:
Pronunciada com maior intensidade.
Encontros Vocálicos
Ditongo -
duas vogais em uma única sílaba (não se separam). Exemplo: oi, saudade, frei.
Tritongo - três vogais em uma única
sílaba (não se separam). Exemplo: Paraguai, Jóquei.
Hiato - duas vogais em sílabas
vizinhas.
Exemplo: saúde, coordenar, faísca.
Classificação quanto ao número de
sílabas
Monossílabo:
vocábulo formado por uma só sílaba.
Exemplo: mar, eu, é.
Dissílabos:
vocábulo formado por duas sílabas. Exemplo:
dedo, café, baú.
Trissílabos:
vocábulo formado por três sílabas.
Exemplo: príncipe, lâmpada, óculos.
Polissílabos:
vocábulo formado por quatro ou mais sílabas.
Exemplo: maravilhoso, atropelamento,
estúpido.
A acentuação
Monossílabos Átonos
Nunca
são acentuados graficamente.
Exemplo:
o, a, os, as, um, uns, me, te, se, lhe, lhes, nos, que, com, de, por, sem, sob,
mas, nem, e.
Acentuação Tônica
Toda palavra tem uma sílaba que é
pronunciada com mais intensidade que as outras. Essa sílaba é chamada de sílaba
tônica.
A
sílaba tônica pode ocupar diferentes posições e, de acordo com essa colocação,
ser classificada como: oxítona, paroxítona, proparoxítona e monossílaba
tônica.
Monossílabos Tônicos: acentuam-se os
que terminam em a(s), e(s), o(s).
Exemplo:
pó, fé, nós, vós, dá.
Os dissílabos, trissílabos e
polissílabos tônicos
OXÍTONAS
Sílaba
tônica na última sílaba.
Exemplo: café, ralé, oposição, aparar.
São
acentuados os oxítonos terminados em: - A(s): sabiá - E(s): café -
O(s): cipó
Todas
as palavras oxítonas terminadas em “em (éns)” recebem acento agudo se tiverem
mais de uma sílaba: recém, parabéns.
Atenção! Não são acentuados:
Exemplo:
juiz, raiz, Raul, ruim, caiu
PAROXÍTONAS
Sílaba
tônica na penúltima sílaba.
Exemplo:
cônsul, fusível, vulnerável, falo, escuto, mesa, cadeira, felicidade.
São
acentuadas as palavras paroxítonas terminadas em
- ão(s): bençãos
- ã(s): ímã
- ei(s): vôlei
- i(is): lápis
- us: Vênus
- um: álbum
- uns: álbuns
- r: caráter
- x: tórax
- n: hífen
- l: túnel
- ons: prótons
- ps: bíceps
- ã(s): ímã
- ei(s): vôlei
- i(is): lápis
- us: Vênus
- um: álbum
- uns: álbuns
- r: caráter
- x: tórax
- n: hífen
- l: túnel
- ons: prótons
- ps: bíceps
Os
paroxítonos terminados em “a”, “e” e “o” seguidos ou não de “s” e em “em (ens)”
não são acentuados.
Ex:
fora, ele, bolos, ordem
Os
prefixos terminados em “i” (semi) e “r” (super) também não recebem acento.
As
palavras paroxítonas terminadas em ditongo (duas vogais na
mesma sílaba) são acentuados.Ex: se-cre-tá-ria, á-gua, tê-nue, núp-cias,
fa-mí-lia
Caso
a palavra termine em hiato (duas vogais em sílabas separadas),
não haverá acento.
Ex:
se-cre-ta-ri-a, ele ma-go-a, ele a-ve-ri-gu-a, ne-crop-si-a, ele in-flu-en-ci-a
“Tu
côas”, “ele côa” são os únicos hiatos que recebem acento.
PROPAROXÍTONAS
Sílaba
tônica na antepenúltima sílaba. Todas as proparoxítonas são acentuadas.
Ex:
máquina, tímido, fábrica, histérico.
Casos especiais
1. Acento Diferencial
Os acentos diferenciais só existem para os verbos pôr, ter, vir e poder.
Vamos pôr aquela música. Vamos por este caminho.
Eles têm medo de escuro. Ele tem medo de escuro.
Elas vêm amanhã pela manhã. Ela vem amanhã pela manhã.
Ele pode ir te buscar. Ele não pôde ir te buscar.
2. Til
1. Acento Diferencial
Os acentos diferenciais só existem para os verbos pôr, ter, vir e poder.
Vamos pôr aquela música. Vamos por este caminho.
Eles têm medo de escuro. Ele tem medo de escuro.
Elas vêm amanhã pela manhã. Ela vem amanhã pela manhã.
Ele pode ir te buscar. Ele não pôde ir te buscar.
2. Til
Usado sobre "a" e o nasais:
não, vão, cãs, cãibra (ou câimbra), mãe, afã, ímã, fã;
nas formas verbais de pôr e seus compostos (põe, põem, depõe, compõem).
3. Trema
Na nova ortografia, o trema não é mais utilizado. Exceto para palavras estrangeiras ou nomes próprios.
4. Palavras compostas com elementos separados por hífen
não, vão, cãs, cãibra (ou câimbra), mãe, afã, ímã, fã;
nas formas verbais de pôr e seus compostos (põe, põem, depõe, compõem).
3. Trema
Na nova ortografia, o trema não é mais utilizado. Exceto para palavras estrangeiras ou nomes próprios.
4. Palavras compostas com elementos separados por hífen
Cada um tem autonomia
fonética, morfológica e gráfica, seguindo as regras gerais:
anglo-itálico
recém-chegado pós-homérico pré-história.
Obs.:
Os prefixos anti, semi, super, circum, inter, nuper e arqui não são acentuados.
5. Abreviaturas
5. Abreviaturas
O
acento original se mantém:
página
= pág.
século
= séc.
6.
Formas verbais
Considere
cada parte como um todo e siga as regras gerais:
amá-lo
= oxítono terminado em a + monossílabo
átono
desejá-lo-íamos
= oxítono terminado em a + monossílabo
átono + proparoxítono
Perceba que as formas verbais terminadas em a recebem acento agudo e as terminadas em e e o, acento circunflexo: resolvê-las-ias; predispô-los-ão; compô-la-ei; compô-la-ás; pô-lo-íeis; desejá-lo-íamos.
Fonética significa o estudo dos sons utilizados na fala. Ela está ligada a outras disciplinas como a linguística, de modo que é de extrema importância para compreender a forma que se articula a linguagem. A fonética é uma disciplina desenvolvida principalmente no século XX, e é a partir desta perspectiva que o estudo das articulações sonoras em diversas línguas começa a fazer sentido. Além disso, foram alguns avanços no plano técnico que permitiram explicar a forma de articulação do aparelho fonador do homem. Hoje em dia, utiliza-se esta forma para compreender com precisão que tipo de expressão sonora pode ser utilizado em um idioma específico.
É importante conhecer a diferença entre fonética e fonologia. Embora ambas as disciplinas estejam relacionadas, seu objeto de estudo é diferente. A fonética estuda os sons utilizados na fala, enquanto que a fonologia estuda como esses sons se relacionam no contexto de uma determinada linguagem. De fato, quando se faz uso de um idioma, existe uma série de regras a cumprir e que dificilmente são notadas. Cada som pode aparecer em determinados contextos, ou seja, atrás ou na frente de sons com determinadas características. Em alguns casos, os sons podem ser utilizados em outros contextos. Todas estas regras são estudadas pela fonologia; regras que ninguém que utiliza um idioma conhece conscientemente, mas que sem dúvidas estão presentes.
Para realizar profundamente seu estudo, a fonética tenta descrever os sons a partir de uma série de características segundo os processos do aparelho fonador. Isto significa que quando se emite um som, são utilizadas determinadas partes da boca junto com as cordas vocais. Estas características são utilizadas pela fonologia para explicar as relações entre os sons.
Como se pode notar, a fonética e a fonologia são duas disciplinas diferentes, mas que se relacionam entre si, sendo carente de sentido cada uma isoladamente. No caso da fonética, permite que todos os sons da fala humana possam ser descritos de forma abstrata em função dos diversos elementos que integram sua formação (paladar, lábios, cordas vocais, etc.)
(Disponível em: http://conceitos.com/fonetica/#ixzz3iuyVIcUp_)
(Imagem extraída de : Martino, Agnaldo. Português esquematizado®: gramática, interpretação de texto, redação oficial,redação discursiva – 3.ed.rev.–São Paulo: Saraiva,2014.–(Coleção esquematizado®))
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