O Barroco foi o período da Literatura Brasileira que se
iniciou nos anos 1600, vindo depois do Quinhentismo (por
isso pode ser chamado também de Seiscentismo).
Características que você precisa saber:
Dualidades e Antíteses
Conflito entre o corpo e a alma, a vida terrena e a vida eterna, a vida virtuosa e a vida do pecado, a vida e a morte, a razão e a fé. É o conflito entre os princípios cristãos da Igreja Católica e os princípios do Renascimento e do Classicismo (paganismo, racionalismo, antropocentrismo). O Barroco é uma época de conflitos de princípios opostos, é a época das antíteses, é a época em que se tenta conciliar o inconciliável. A Igreja Católica reage à Reforma Protestante com a Contrarreforma e com a Inquisição, procurando reprimir as manifestações culturais que vão contra as suas doutrinas. Portanto, esse é um período de contradições e de dualidades, onde o homem se vê perdido entre a doutrina cristã e as ideias do Renascimento (Classicismo).
Cultismo e Conceptismo
O homem barroco valoriza o cultismo, ou seja: a linguagem difícil e rebuscada, cheia de inversões e de jogo de palavras, empregando demais as figuras de linguagem. Ele também valoriza o conceptismo, que está associado ao pensamento complexo, ao raciocínio lógico, ao jogo de ideias. Ou seja: as palavras são rebuscadas e difíceis (cultismo) e as ideias e o raciocínio são complexos (conceptismo).
O Tempo (Carpe Diem)
O tempo passa rápido, a vida é efêmera (é rápida), o tempo é veloz e destrói tudo. Tudo é instável e passageiro. O homem barroco vive esse conflito de modo angustiado.
Barroco em Portugal: Pe. Antônio Vieira.
No Barroco Português, quem se destaca é o padre
Antônio Vieira. Seus sermões estavam a serviço das causas políticas que
abraçava e defendia. Defendia os índios contra a escravidão (mas não tinha a
mesma postura com a escravização dos negros, limitando a apontar-lhes uma
perspectiva de vida após a morte que compensasse os sofrimentos da vida). Seus
sermões eram dotados de raciocínios complexos e lógicos, com metáforas,
comparações e alegorias (um discurso que faz entender outro;
exemplo: "semeadura" ou "semente do trigo" são alegorias
que representam uma coisa só: a disseminação da doutrina cristã).
Barroco no Brasil: Gregório de Matos
No Barroco brasileiro, o grande destaque foi Gregório de Matos. Por ser irreverente e satírico ele recebeu o apelido de "Boca do Inferno". Sua poesia pode ser classificada como lírica, religiosa, filosófica ou satírica.
Poesia Lírica: dualismo amoroso (carne X espírito), que leva a um
sentimento de culpa cristão. A mulher é a personificação do pecado e da
perdição espiritual (morte). O apelo sensorial do corpo se contrapõe ao ideal
religioso. O poeta fica dividido entre o pecado (representado na mulher) e o
espírito (cristianismo).
Poesia Religiosa: obedece
aos fundamentos do Barroco europeu. Temas: amor a Deus, culpa, arrependimento,
pecado, perdão. Linguagem culta, com inversões e muitas figuras de linguagem.
Poesia Filosófica: desconcerto
do mundo, consciência da transitoriedade da vida e do tempo (carpe diem).
Poesia Satírica: Criticou todas as classes da sociedade baiana de
seu tempo. Linguagem diversificada, com termos indígenas, africanos, palavrões,
gírias e expressões locais.
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