AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
– 1º BIMESTRE
Leia o texto abaixo:
Quanto vai restar da floresta?
No
fim do ano passado, cientistas do Brasil e dos Estados Unidos fizeram uma
previsão que deixou muita gente de cabelo em pé: quase metade da Amazônia
poderia sumir nos próximos 20 anos, devido a um projeto de asfaltar estradas,
canalizar rios e construir linhas de força e tubulações de gás na floresta.
O
governo, que é responsável pela preservação da Amazônia e pelas obras, acusou os
cientistas de terem errado a conta e estarem fazendo tempestade em copo d’água.
Você deve estar pensando, no final das contas, se a floresta está em perigo. A
resposta é: se nada for feito, está.
Fonte:
Cláudio Ângelo, Folha de São Paulo, São Paulo, 10/02/2001.
1. No texto, o autor está se dirigindo:
a) Aos cientistas.
b) Ao governo.
c) A um amigo.
2 -
O que
torna o texto engraçado é que:
a) Cebolinha estava correndo do coelhinho da Mônica.
b) O coelhinho tomou rumo diferente de Cebolinha.
c) Cebolinha achou que havia enganado o coelhinho.
Leia o texto abaixo
Agradecendo a Deus
Um
turista viaja para um safári na África. Durante a excursão na savana, se perde
e acaba frente a frente com um leão feroz. Ao vê-lo avançando em sua direção,
pede a Deus que um espírito cristão tome posse daquele leão. Nisto, ouve-se um
trovão, seguido de um grande clarão no céu. O leão ajoelha-se diante do
assustado turista e começa a rezar, dizendo:
-
Obrigado Senhor, por mais essa refeição!
Fonte:
Piadas e para-choques nº1 – RDE – Revista das Estradas.
3. O texto acima tem a intenção de provocar risos, é um texto
humorístico. O que torna o texto engraçado?
a) O trovão que clareia o céu tornando o leão bonzinho.
b) O desespero do turista frente a frente com o leão.
c) A forma como o leão agradece a refeição.
4- O humor na charge está
presente, principalmente:
a) Na pergunta da dona da galinha.
b) Na pergunta/resposta da vizinha e seu olhar.
c) No objeto apresentado pela vizinha.
Leia o texto abaixo:
O que você quer fazer mais tarde?
Seu
futuro profissional, assim como os seus estudos, são assuntos seus. Por isso, cabe
a você encontrar seu próprio caminho. Talvez ele seja diferente do caminho
planejado por seus pais. Nesse caso, explique a eles as suas aspirações. Pode
ser, no entanto, que você não esteja preparado para fazer uma escolha
profissional. Seria preciso parar um pouco para refletir sobre as diversas
possibilidades. O problema é que você tem de escolher já e definitivamente:
humanas ou exatas? Inglês ou francês? Por onde começar? Em que profissão? É de
deixar tonto! Mas não se culpe se você estiver desnorteado, ou se estiver se
sentindo completamente bloqueado.
Fonte:
Adaptação. Maria José Audercet. A vida em família. São Paulo: Scipione, 1994.
5. No texto as expressões que quebram uma sequência de ideias são:
a) No entanto, mas.
b) Nesse caso, por onde.
c) Mas, assim como.
Leia
o texto abaixo:
O
consumo de álcool cresce entre os jovens brasileiros. Muitos não se preocupam com
a dependência nem encaram a bebida como droga. “Mas, segundo a
Organização Mundial de Saúde, o álcool é a droga mais consumida no mundo, com
doze bilhões de usuários.”
Fonte:
Revista Isto É/1978- 26/09/07 pág. 50.
6. A função desempenhada pela palavra destacada no texto é:
a) Comparação entre ideias
b) Adição de ideias.
c) Consequência dos fatos.
Leia o trecho do romance Vidas Secas de Graciliano Ramos e
responda:
“Iam-se
amodorrando e foram despertados por Baleia, que trazia nos dentes um preá.
Levantaram-se todos gritando. O menino mais velho esfregou as pálpebras,
afastando pedaços de sonho. Sinhá Vitória beijava o focinho de Baleia, e como o
focinho estava ensanguentado, lambia o sangue e tirava proveito do beijo”.
Fonte:
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 32 ed. São Paulo: Martins, 1974. p.47- 9.
7. Neste fragmento do texto:
a) O narrador é Sinhá Vitória.
b) O narrador é o menino mais velho.
c) O narrador é o cachorro Baleia.
Leia o texto abaixo:
Recebi
uma correspondência muito interessante de uma leitora que é mãe de uma menina
de cinco anos. Ela conta que saiu com o marido para uma compra aparentemente simples:
uma sandália para a filha usar no verão. O que parecia fácil, porém tornou-se
motivo de receio, indignação e reflexão. (...) Existem sandálias com salto
plataforma, com salto anabela, com saltinho e com saltão. Mas sandálias
para a menina correr, pular e virar cambalhota, saltar, nada! Ou seja, é
difícil encontrar sandália para criança, porque agora a menina tem que
se vestir como mulher.
Fonte:
Adaptação: SAYÃO, Rosely. Folha de São Paulo, São Paulo, 29 nov. 2001.
8. Após ler o texto responda: Os termos em negrito indicam:
a) Oposição, finalidade, explicação, conclusão.
b) Oposição, conclusão, explicação, finalidade.
c) Explicação, causa, oposição, consequência.
Leia o texto abaixo:
“Há uma geração sem palavras”
A
malhação física encanta a juventude com seus resultados estéticos e exteriores.
O que pode ser bom. Mas seria ainda melhor se eles se preocupassem um pouco
mais com os “músculos cerebrais”, porque, como diz o poeta e tradutor José
Paulo Paes, “produzem satisfações infinitamente superiores”.
Fonte:
Marili Ribeiro – Jornal do Brasil, caderno B, Rio de Janeiro, 28 de dez. 1996,
p. 6.
9. No fragmento apresentado, o autor defende a tese de que:
a) A malhação física traz ótimos benefícios aos jovens.
b) Os jovens devem se preocupar mais com o desenvolvimento
intelectual.
c) O poeta José Paulo Paes pertence a uma geração sem palavras.
Leia a música abaixo:
“Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.”
Fonte:
http://vagalume.uol.com.br/legiao-urbana/monte-castelo.html - Acesso em: 09/04/2016.
10. A expressão “se envaidece”, destacada no fragmento acima,
refere-se:
a) Aos homens.
b) Aos anjos.
c) Ao amor.
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