sábado, 15 de agosto de 2015

Morfologia - Classes nominais variáveis - Pronome

O Pronome é uma palavra que acompanha ou substitui o nome, relacionando esse nome a uma das três pessoas do discurso, que são:
Primeira pessoa: eu (singular), nós (plural)
Segunda pessoa: tu (singular), vós (plural)
Terceira pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural)
O pronome será substantivo quando perto do verbo. Ex.: EU estudo. (substitui o nome).
O pronome será adjetivo, quando perto de um substantivo. Ex.: MEU livro. (acompanha o nome).
Os pronomes são classificados em:

Pessoais


Atenção:
- Diante de EU e TU, não se coloca preposição. Usa-se MIM e TI.
Portanto,         ENTRE MIM E TI.
                        ENTRE TI E MIM.
                        ENTRE ELES E TI.
                        ENTRE MIM E VOCÊS
- Mas, entre EU falar e agir... (Usa-se o pronome reto porque é sujeito do verbo no infinitivo).
Possessivos

Demonstrativos


·         Indefinidos

·         Interrogativos

·         Relativos

Atenção:
- O pronome relativo se refere a um termo antecedente.
Ex.: José comprou o carro QUE lhe agradou.
A palavra QUE representa o nome CARRO, relaciona-se com o termo CARRO: é um pronome relativo.
- QUEM – só se aplica a pessoas, vem sempre antecedido de preposição.
Ex.: O amigo / POR QUEM fomos traídos, / desapareceu.
- CUJO – não há artigo depois de CUJO.
Ex.: Este é o amigo / cujo filho é meu aluno.
- QUANTO – É pronome relativo se vier acompanhado de TUDO, TANTO, TODOS.
Ex.: Tenho tudo / QUANTO quero.
- ONDE – Equivale a “em que”.

Ex.: A casa / ONDE nasci / é antiga. (...em que nasci...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: