sábado, 15 de agosto de 2015

Morfologia - classes nominais invariáveis - advérbio, preposição, conjunção e interjeição

Classes gramaticais invariáveis são as que não se submetem a mudanças de gênero, número, tempo, modo e pessoa. Invariáveis são os advérbios, as conjunções ,as preposições e as interjeições. 
                Os advérbios expressam circunstâncias de tempo (Ontem fui ao cinema), de modo (Ele estava andando depressa), de intensidade (ela fala demais), de negação (não posso falar), de lugar (aqui se vê de tudo),de dúvida (talvez eu o encontre amanhã).Os advérbios modificam o verbo, o adjetivo e o próprio advérbio. Nos exs acima: ontem, depressa, demais, não, aqui, talvez, modificam o verbo. No ex. a seguir , ele modifica o próprio advérbio: Ande mais depressa; ou o adjetivo- Ficou muito estressado. Ela estava constantemente atrasada. 
               As conjunções servem para ligar palavras e orações entre si. Ex: Maçã e pera são frutas de origem europeia (e). Estava feliz mas você estragou tudo (mas). Gosto de você porque é amoroso. (porque). 
               A preposição relaciona um substantivo com outro: casa de pedra, fidelidade aos amigos, - ou um adjetivo a um substantivo - fiel aos princípios, leal para com os amigos( a, para com) 
. Pode também relacionar verbo a substantivo: entregar-se a Deus, crer em Deus, preocupar-se com o trabalho (a, em, com) . 
              A interjeição é a palavra que exprime emoção: a) de alegria (oh!, ah! olá); b) de desejo: quisera eu! Tomara!; c) de dor; ai!, ui!; d) de chamamento: ô! alto! psiu!;e) de silêncio: Psiu! f) de advertência: cuidado! alerta!; g) de incredulidade; qual!, ora! , que nada!
(Imagem extraída de : Martino, Agnaldo. Português esquematizado®: gramática, interpretação de texto, redação oficial,redação discursiva – 3.ed.rev.–São Paulo: Saraiva,2014.–(Coleção esquematizado®))

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: