sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Enem - Dicas

Terceirões, 
segue alguns lembretes:
Para os atrasados: imprimir o cartão no site/consultar local da prova http://enem.inep.gov.br/participante/#/paginaInicialEnem
Dicas para o dia do exame:
§  Controlem o tempo adequadamente, pois além da proposta de redação há questões objetivas que precisam ser respondidas e respostas que devem ser passadas para o gabarito.
§  Organizem o tempo a fim de escrever o rascunho do texto e de passá-lo a limpo na folha oficial de prova.
Mantenham a calma e controlem, além do tempo, a ansiedade. O nervosismo apenas atrapalha.

título na dissertação-argumentativa, para o Enem, é opcional. Assim, caso vocês estejam sem ideias ou tempo hábil para intitular a redação, não se preocupem.

A redação deve estar escrita, na folha oficial de prova, à caneta. Não sabemos quanto ao Enem, mas há vestibulares nos quais os corretores não corrigem textos escritos a lápis e estes são, portanto, anulados. Então, não arrisquem e escrevam à caneta.

Não ultrapassem o limite de linhas da folha oficial de prova, pois, geralmente, os corretores não corrigem o que estiver escrito fora do espaço delimitado. Por isso, já no rascunho, preocupem-se com o tamanho do texto e o organizem tendo esse limite em mente.

Escrevam com letra legível; não importa se é letra cursiva ou não.

Mantenham a folha oficial de prova limpa e evitem, ao máximo, rasurar o texto.

Obedeçam as margens e as linhas da folha oficial de redação; além de manter o texto organizado, há um aproveitamento melhor do espaço.

Não assinem a redação.

Não fiquem tão ansiosos em relação ao tema; ele não deve ser tão temido, pois a coletânea de textos motivadores apresenta o tema ao candidato. Por esse motivo, leiam com muito cuidado e atenção, grifando definições, exemplos e demais partes que vocês considerem importantes.

Não copiem, nem parcial nem integralmente, trechos da coletânea de textos motivadores, pois linhas com cópias serão desconsideradas no momento da correção. Sejam autores críticos e autônomos.

Elaborem, de maneira prática e detalhada, a proposta de intervenção social, relacionando-a ao tema e à discussão desenvolvida no texto.

Não percam tempo escrevendo recados para os corretores; de nada adianta.

Além disso, não esqueçam: documento de identificação com foto, caneta de tinta preta e fabricada em material transparente (leve 2, por precaução!), água, um alimento para dar energia e disposição (maçã, banana, barrinha de cereais, frutas secas, etc. (chocolate é bem-vindo também mas, depois, pode causar sonolência)).

Boa prova a todos e sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: